Provenance & Friends

20/10/2024

INTRODUÇÃO

Quatro chefes, ligados pela paixão de cozinhar e pelo respeito aos sabores autênticos, juntam-se para um evento a 8 mãos onde a criatividade e a tradição se encontram no prato. Com a energia contagiante que só a amizade e o amor pela gastronomia podem trazer, irão surpreender com pratos únicos que celebram os produtos locais e a riqueza do Alentejo. No restaurante Provenance, no Gandum Village, este evento não é apenas uma refeição – é uma ode à origem dos ingredientes, ao equilíbrio alimentar e à sustentabilidade, tudo com o sabor que só o Alentejo pode oferecer. Queremos criar um evento descontraído, de convívio e muita conexão entre todos. 

20 de outubro 2024, 13h - 19h

Menu de degustação de cinco pratos e welcome drink:
45 EUR, sem bebidas

Wine pairing com os vinhos da Amoreira da Torre:
15 EUR

Reserva obrigatória por email ou 266 079 000

PROGRAMA

13h // Welcome drink e canapés no restaurante Provenance

13h40 // Introdução

13H45 // Couvert // Chef João Narigueta

14h10 // Entrada // Chef Filipe Rebocho 

14h35 // Prato de pasta // Chef Francesco Ogliari

15h00 // Prato principal // Chef Gudo Martins

Concerto guitarra acústica com Arturo e Iuri

16h00 // Sobremesa // Chef João Narigueta

Sobremesa e café no bar La Terrasse e música com o DJ Filipe Parada, residente do Bar Roterdão (Cais do Sodré) e do Incógnito (Bairro Alto) até às 19h.

Os chefs

  • Gudo Martins

    Gudo Martins, natural de Bagé, no coração do Pampa Gaúcho, Brasil, cresceu rodeado pelas tradições culinárias rurais, desenvolvendo desde cedo uma paixão pela charcutaria e pelo churrasco. Em 2019, mudou-se para Portugal, onde enriqueceu o seu percurso em restaurantes e padarias artesanais. Além disso, desenvolveu a marca de salsichas artesanais Sal e Cura, que resultou numa parceria com o Talho das Manas para criar produtos de charcutaria diferenciados. Liderou o Projeto Fogo e Alma, promovendo churrascos com carnes portuguesas de alta qualidade. Atualmente, no restaurante Provenance do Gandum Village, combina vegetais de produção própria das agroflorestas do hotel com carnes agroecológicas de produtores locais, mantendo viva a tradição do Pampa Gaúcha.

  • Francesco Ogliari

    Francesco Ogliari é um chef autodidata nascido em Crema, na Lombardia, Itália. Com uma formação em teatro, a trajetória profissional levou-o a Berlim, onde a paixão pela restauração floresceu. Em 2019, decide retornar a Portugal e, em parceria com a talentosa bartender alentejana Marisa Tiago, dar vida ao projeto Tua Madre em Évora.

    A experiência gastronómica do Tua Madre celebra o autêntico através dos produtos locais, frescos e sazonais que resultam numa harmonia perfeita entre a gastronomia italiana  e a tradição alentejana. Francesco acredita que cada prato conta uma história, e é essa história que ele transmite ao colocar a mão na massa, criando refeições que nutrem, aquecem o coração e confortam a alma.

  • Filipe Rebocho

    Alentejano de nascimento, o chef Filipe Rebocho é um apaixonado pelas raízes menos conhecidas da cozinha ancestral portuguesa. Este chefe é um estudioso da gastronomia, que manifesta sua criatividade em cada prato, transformando ingredientes em expressões autênticas de inovação e sabor. 

    Nas cozinhas do L’And Vineyards, Esporão e Cenoura - Brava, onde trabalhou, o seu talento marcou a abordagem criativa e o toque contemporâneo que trazem à mesa sabores de outros tempos. Do passado para o presente, a cozinha do chef Filipe surpreende e inspira.  

  • João Narigueta

    João Narigueta, proprietário dos aclamados restaurantes Híbrido em Évora e Poda em Montemor-o-Novo, é um chef português ousado e inovador. Com a abertura do Híbrido o chef João decide optar por ingredientes de produtores locais, para revelar ao público a alta qualidade dos produtos de Montemor-o.Novo.Dedica-se ao estudo e à investigação  destes saberes e através deles, faz renascer os sabores que ajudaram a moldar a riquíssima identidade gastronómica do Alentejo, hoje quase esquecida. A sua reinterpretação original encanta e eleva a gastronomia portuguesa a novos patamares. 

OS parceiros

  • Amoreira da torre

    A Amoreira da Torre, situada no Alentejo, é uma adega de referência, dedicada à produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos que expressam a autenticidade do terroir. Com um forte compromisso com a sustentabilidade, evita o uso de pesticidas e químicos, respeitando os ciclos naturais da terra. Utilizando castas tradicionais como Alicante Bouschet e Touriga Nacional, os seus vinhos destacam-se pela elegância, equilíbrio e autenticidade. A história da Amoreira da Torre reflete a fusão entre práticas agrícolas ancestrais e inovação ecológica, resultando em vinhos de elevada qualidade e caráter distintivo. A Amoreira da Torre é liderada por Paulo Sendim, um produtor visionário comprometido com a sustentabilidade e com a preservação das tradições vinícolas alentejanas, enquanto aposta em inovação e qualidade.

  • Val das Dúvidas

    Val das Dúvidas

    A Sociedade Agrícola Vale das Dúvidas, localizada entre Portel e a Vidigueira, no Alentejo, gere de forma sustentável os seus quase 500 hectares, respeitando o equilíbrio ambiental e dispensando agroquímicos. Sob a gestão de Nuno Serra, a produção segue o calendário biodinâmico e práticas agrícolas tradicionais, com foco na rotação de culturas e entreajuda entre plantas. A herdade é famosa pelos seus citrinos, como as laranjas, e conta com 150 a 200 árvores de fruto, além de olival e cortiça. A criação de gado ovino segue os mesmos princípios, com respeito pelo ciclo natural dos animais.

a música

ARTURO E IURI

Arturo, um talentoso guitarrista de Barcelona, aperfeiçoou a sua arte na vibrante cena de jazz da cidade antes de se mudar para o tranquilo campo do Alentejo. Iuri, um músico eclético de Lisboa, também agora residente no Alentejo, traz uma vasta experiência em música livre e jazz cigano. Juntos formam um duo dinâmico, misturando standards de jazz com um forte foco na improvisação. A sua configuração intimista permite uma exploração melódica, criando paisagens sonoras fluidas e cativantes, onde as suas ideias musicais fluem sem esforço.

DJ FILIPE PARADA

Filipe Parada é um DJ conhecido na cena underground de Lisboa, especialmente ligado ao icónico clube Incógnito, famoso pela sua música alternativa e ambiente intimista. O Incógnito, aberto desde 1988, tornou-se um ponto de encontro essencial para os amantes de géneros como indie, rock alternativo e dance, atraindo uma audiência que procura uma experiência de música eclética e fora do comum. Neste momento partilha residência com não menos conhecido, bar Roterdão , no Cais do Sodré.